O segredo da felicidade.

  O segredo da felicidade. Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês o meu segredo da felicidade. Sim, eu sei que parece algo muito pretensioso, mas eu garanto que não é. Eu não estou dizendo que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, nem que eu tenho a fórmula mágica para ser feliz. Eu só quero contar o que funciona para mim e talvez possa ajudar vocês também. O meu segredo da felicidade é simples: aceitar a minha vida como ela é. Isso não significa que eu não tenha sonhos, metas ou ambições. Significa que eu não me comparo com os outros, nem me cobro demais por coisas que estão fora do meu controle. Significa que eu reconheço as minhas qualidades e os meus defeitos, e procuro melhorar sempre que posso. Significa que eu valorizo as coisas boas que eu tenho e agradeço por elas. Significa que eu respeito os meus limites e os dos outros. Eu sei que isso pode parecer fácil de falar, mas difícil de fazer. E eu concordo. Não é algo que se aprende da noite para o dia. É um process...

Como analisar empresas usando a fórmula do valor intrínseco de Benjamin Graham

 

Como analisar empresas usando a fórmula do valor intrínseco de Benjamin Graham

     A famosa fórmula de Benjamin Graham permite fazer um valuation baseado em alguns indicadores para presumir um valor justo de uma ação. Este cálculo foi muito utilizado pelo Warren Buffett à décadas atrás.

     Funcionou muito bem no passado; ninguém pode contestar os ganhos e o patrimônio conquistado pelo "oráculo de Omaha", mas será que funcionará no presente? Não é uma conclusão fácil, mas vamos analisar alguns pontos!

     Este artigo não é recomendação de investimento e é responsabilidade do investidor a tomada de decisão.




     Valor intrínseco = à raiz quadrada de (22,5 × lucro por ação × valor patrimonial da ação). Essa é a fórmula. 
Os 22,5 são referentes ao valor ideal imaginado na época por Graham, sendo assim: 

                              22,5  =  1,5  ×  15
                                             |         |
                                       P/VPA     P/L


     É feita uma comparação do valor ideal com o valor real para achar o preço justo ou valor intrínseco. Mas você pode ajustar esse valor ideal de acordo com seus critérios, como por exemplo: P/VPA = 1 e P/L =10. Então ficaria assim, e ao invés de 22,5, usaria 10.

10  =  1  ×  10
         |       |
    P/VPA    P/L

     O P/VPA é o preço dividido pelo valor patrimonial da ação, se esse indicador estiver maior que um, significa que caso compre, estará pagando mais do que a ação vale em patrimônio.

     O P/L é o preço dividido pelo lucro, pode ser interpretado em quantos anos os lucros retornariam ao preço. Esses indicadores podem ser encontrados facilmente!

     Essa forma de valuation é muito criticada atualmente por diversos analistas com o argumento de ser um tanto ultrapassada; e pelo fato de o perfil das empresas ser bastante diferente de décadas atrás, e isso não deixa de ser verdade; as empresas hoje em dia estão muito mais disruptivas.

     Um dos pontos exaltados é que naquela época as empresas eram em sua maioria industriais, possuíam patrimônio relevante e tinham uma alta necessidade de capital para manter suas operações. Atualmente no setor de tecnologia por exemplo há empresas que não demandam tanto capital e podem crescer rápido mesmo assim. 

     Mas, se essa fórmula era utilizada em empresas com grande demanda de capital, talvez ainda possa ser usada para precificar empresas de crescimento que não sejam de tecnologia, mas sim de: infraestrutura, por exemplo, pois essas necessitam de muitos investimentos; principalmente em países emergentes onde há muito à ser feito; ou outros negócios com ativos tangíveis.

     Outra forma de presumir um valor justo da ação é utilizando o "fluxo de caixa descontado". Essa é mais aceita pelos analistas fundamentalistas, mas eu considero fazer uma checagem dupla. Se quiser saber mais sobre o fluxo de caixa descontado e muitos outros temas, clique aqui e garanta o seu acesso ao meu Ebook "A oportunidade está logo ali". 

     Temos que nos atentar ao valor de mercado, valor intrínseco, valor contábil, perspectiva de crescimento e a governança corporativa; no mínimo, para ajudar na tomada de decisão.

     Investir através da bolsa de valores é muito bom, mas é preciso ter em mente que é uma jornada digna de uma vida inteira. Todos os dias são dias para aprender!

Gostou, compartilhe com quem você quiser. E deixe nos comentários sua opinião sobre o artigo!

Obrigado!

Comentários