O segredo da felicidade. Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês o meu segredo da felicidade. Sim, eu sei que parece algo muito pretensioso, mas eu garanto que não é. Eu não estou dizendo que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, nem que eu tenho a fórmula mágica para ser feliz. Eu só quero contar o que funciona para mim e talvez possa ajudar vocês também. O meu segredo da felicidade é simples: aceitar a minha vida como ela é. Isso não significa que eu não tenha sonhos, metas ou ambições. Significa que eu não me comparo com os outros, nem me cobro demais por coisas que estão fora do meu controle. Significa que eu reconheço as minhas qualidades e os meus defeitos, e procuro melhorar sempre que posso. Significa que eu valorizo as coisas boas que eu tenho e agradeço por elas. Significa que eu respeito os meus limites e os dos outros. Eu sei que isso pode parecer fácil de falar, mas difícil de fazer. E eu concordo. Não é algo que se aprende da noite para o dia. É um process...
Entender qual é a diferença entre o preço e valor é um requisito básico nas compras do cotidiano, nas finanças, no empreendedorismo e como investidor(a); principalmente, caso queira ser um bom investidor(a).
Resumidamente, o preço é a quantia que se paga e valor é o que recebe de volta. Um olhar rápido pode confundir os dois, mas vamos esclarecer um pouco.
Nem sempre algo que esteja barato é algo ruim, ou de pouco valor; da mesma forma, um item ou ativo pode estar sendo precificado acima do seu valor justo. Uma forma muito interessante e frequentemente usada para precificar é a lei da oferta e demanda. Oferta é a disponibilidade do item em questão e a demanda é a procura por ele. Funciona da seguinte forma:
Caso a oferta suba ou a demanda caia, o preço cai; mas se a oferta cai ou a demanda aumentar, o preço sobe. As vezes podemos sentir esse efeito quando vamos ao mercado. Por exemplo: oReal se desvalorizou perante ao Dólar, então o produtor de alimentos, por exemplo, prefere exportar do que vender no mercado interno, como consequência a oferta do produto caí no Brasil e para controlar o estoque o preço sobe; como pode ver tudo está interligado!
Trazendo essa experiência para os investimentos, por exemplo, percebemos que tanto o preço quanto o valor oscilam, mas o valor tende a ser menos volátil que o preço. E é aí que aparecem ocasionalmente as grandes oportunidades; bons ativos por preços justos e as vezes, preços até abaixo do valor real.
Essas oportunidades surgem principalmente em momentos de dúvidas e incertezas para a maioria que começam a vender suas ações, imóveis e outros ativos como se não houvesse amanhã. Com o aumento da oferta e perca na demanda o preço cai, e as vezes por razões que nem oferecem tanto risco, alimentadas pela irracionalidade. Tenho visto empresas boas com os lucros aumentando regularmente mas o preço não, por outro lado outras tem seus resultados piorando ou até no prejuízo e o preço de seus papéis continuam subindo.
Claro, às vezes o investidor interpreta que essas empresas super precificadas podem crescer mais e valer mais no futuro, mas eu apenas reforço que é necessário cuidado.
Há uma frase famosa citada pelo mega investidor, Warren Buffett, que interpreta essa afirmação: " É preciso ter coragem quando todos estão com medo, e ter cautela quando todos estão corajosos".
Existem algumas formas de presumir o valor justo de um ativo para que possa ser comparado com o preço para saber se é a hora de comprar ou não.
Continue se dedicando e aprendendo, tenho certeza que irá colher bons frutos. Caso queira aprender mais sobre o preço, o valor e outros temas, clique aqui e garanta o seu acesso ao Ebook "A oportunidade está logo ali"!
Gostou, não deixe de curtir e compartilhe com quem se interessa pelo assunto!
Deixe nos comentários se ficou com dúvidas ou sugestões!
Comentários
Postar um comentário