O segredo da felicidade.

  O segredo da felicidade. Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês o meu segredo da felicidade. Sim, eu sei que parece algo muito pretensioso, mas eu garanto que não é. Eu não estou dizendo que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, nem que eu tenho a fórmula mágica para ser feliz. Eu só quero contar o que funciona para mim e talvez possa ajudar vocês também. O meu segredo da felicidade é simples: aceitar a minha vida como ela é. Isso não significa que eu não tenha sonhos, metas ou ambições. Significa que eu não me comparo com os outros, nem me cobro demais por coisas que estão fora do meu controle. Significa que eu reconheço as minhas qualidades e os meus defeitos, e procuro melhorar sempre que posso. Significa que eu valorizo as coisas boas que eu tenho e agradeço por elas. Significa que eu respeito os meus limites e os dos outros. Eu sei que isso pode parecer fácil de falar, mas difícil de fazer. E eu concordo. Não é algo que se aprende da noite para o dia. É um process...

Como organizar as finanças

 

Como organizar as finanças pessoais

   Você recebe seu pagamento e o dinheiro não dura uma semana? Nunca sobra para investir? Não sabe nem aonde gastou o seu rico dinheirinho? Se as respostas para essas perguntas forem "não", esse artigo é para você! Agora... Se você já está "expert" em finanças pode ler e complementar seu conhecimento.






    O primeiro passo na jornada dos que decidem estudar e se desenvolver no mundo das finanças e investimentos é sem dúvida o planejamento financeiro. Não importa o quanto você ganhe, ou qual a sua profissão, esta é uma ferramenta indispensável ao sucesso financeiro e para aprender a como organizar as finanças.

    Vamos fazer a moda antiga, sem planilhas complicadas, apenas pegue papel e caneta.

    Primeiro liste de um lado a sua renda mensal. Caso ganhe um salário fixo é só pegar seu contracheque do último mês. Agora, se for autônomo, empreendedor ou informal; some seus rendimentos nos últimos três meses e divida por três para ter uma média mensal.

    O próximo passo é listar do outro lado as despesas. Pode incluir todos os gastos essenciais como comida, moradia, água, energia, internet, os que você julgar indispensáveis, e também os não essenciais como o cinema, jantar fora, comida delivery, coisas de que gostamos mas conseguiríamos viver sem.

    Agora faça uma comparação entre as duas listas. Caso a sua despesa esteja maior do que sua renda, você está gastando mais do que ganha e isso não é saudável financeiramente. Talvez o seu padrão de vida esteja muito elevado. E lembre se; despesas são como unhas; é preciso aparar por que elas sempre crescem.

    O ideal é se organizar para ter livre de despesas pelo menos 10% da sua renda mensal. Depois que se acostumar tente 20%, 30%, e assim por diante. Reservar esse valor para si é como pagar a si mesmo. Invista para seu futuro.

    Certa vez li um trecho do livro "O homem mais rico da Babilônia" de (George Samuel Clason) que disse " se você paga o açougueiro, o padeiro, o alfaiate mas não paga a si mesmo não está fazendo melhor que um escravo, pois trabalha a troco de roupa e comida somente".

    Este planejamento é simples, mas já é um bom começo na sua jornada financeira e de investidor.

    Gostou? Compartilhe com seus amigos! Se não gostou por favor, deixe nos comentários sua sugestão para melhorias no blog. Obrigado!

Comentários