Evite cometer esses erros ao comprar ações na bolsa!
Independentemente do quão inteligente seja, todo investidor iniciante está suscetível à cometer alguns erros; erros que com certeza podem compor parte do aprendizado; mas também podem alterar negativamente os seus resultados futuros.
Esses erros podem ser evitados, desde que, sejam identificados. Através de alguns minutos de leitura neste artigo, você poderá adquirir conhecimento, economizar anos com experiências frustrantes e talvez salvar uma boa grana.
Apresentarei a você uma lista com breves resumos de erros e comportamentos geralmente inadequados para o investidor. Se lhe agregar algum valor, compartilhe nas suas redes sociais! Boa leitura!
Erro n° 1: Agir seguindo o seu emocional.
A nossa espécie possui basicamente dois estados comportamentais: o estado emocional e o estado racional; e nós podemos agir de acordo com apenas um desses dois estados de cada vez. O emocional está bastante correlacionado à intuição e sentimentos, e acompanha a nossa história a mais tempo; foi muito importante no passado para nos proteger na natureza, pois, ele nos instiga à agir rápido. Mas para os dias atuais, sobretudo, para lidar com o dinheiro e investimentos, por exemplo; é o racional quem deve liderar o comportamento. O racional está correlacionado ao raciocínio lógico e inteligência, ele é muito mais útil na matemática, por exemplo. Controlar as emoções e treinar o seu racional fará grande diferença nos seus resultados, pode ter certeza!
Erro n° 2: Comprar na alta.
Esse parece até meio clichê; todo mundo diz; mas sempre é bom lembrar. O fato é que sempre que os preços estão se valorizando bem, já à um tempo, os olhos de alguns investidores se enchem e vem aquela vontade de participar da festa, e não perder o bonde; na verdade, acho que isso acontece com a maioria. O problema é que ao entrar nesses momentos, você pode acabar pagando um preço muito maior do que a ação realmente vale, e isso traz um risco cada vez maior, e o pior; há situações em que é difícil perceber, pois muitos podem estar recomendando a compra nestes momentos, mesmo que indiretamente, como: os amigos, as casas de análise, os canais de notícias, influenciadores e outros. Então, cuidado!
Erro n° 3: Vender na baixa.
Este é o inverso do anterior, porém, a lógica é a mesma. O investidor inexperiente, quando vê os preços de seus ativos despencaram, pode entrar em desespero com medo de perder mais. Mas se você estudou o ativo, considerou este um bom negócio, e os fundamentos da empresa não se perderam, então, por quê a preocupação? Pode ser que seja essa, uma oportunidade e ao invés de vender "muitas vezes no prejuízo", fosse a hora de comprar mais e aumentar a posição, não é mesmo? Uma frase interessante citada pelo mega investidor "Warren Buffett" nos serve como metáfora: "Compre aos sons de trovões e venda aos sons de violinos".
Quer aprender como encontrar boas oportunidades na bolsa de valores? Então
clique aqui e garanta o seu acesso ao meu Ebook:
"A oportunidade está logo ali"
Obrigado e até mais!
Comentários
Postar um comentário