O segredo da felicidade.

  O segredo da felicidade. Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês o meu segredo da felicidade. Sim, eu sei que parece algo muito pretensioso, mas eu garanto que não é. Eu não estou dizendo que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, nem que eu tenho a fórmula mágica para ser feliz. Eu só quero contar o que funciona para mim e talvez possa ajudar vocês também. O meu segredo da felicidade é simples: aceitar a minha vida como ela é. Isso não significa que eu não tenha sonhos, metas ou ambições. Significa que eu não me comparo com os outros, nem me cobro demais por coisas que estão fora do meu controle. Significa que eu reconheço as minhas qualidades e os meus defeitos, e procuro melhorar sempre que posso. Significa que eu valorizo as coisas boas que eu tenho e agradeço por elas. Significa que eu respeito os meus limites e os dos outros. Eu sei que isso pode parecer fácil de falar, mas difícil de fazer. E eu concordo. Não é algo que se aprende da noite para o dia. É um process...

Compre ativos no exterior; enquanto ainda pode.

Compre ativos no exterior, enquanto ainda pode.

    Já pensou em investir no exterior? Acredito que valha a pena pensar um pouco nisso; ou, talvez você até já invista... É interessante a ideia de diversificar a carteira com ativos nacionais e internacionais, ter exposição à moedas fortes, receber os dividendos em dólares, por exemplo. A verdade é que nunca foi tão fácil montar uma carteira de investimentos global. 




    Esse artigo não é recomendação de investimentos, é responsabilidade do investidor a tomada de decisão.

    Proteger o seu patrimônio com investimentos em diferentes jurisdições é muito importante, e isso se faz muito evidente dado o momento de ruídos políticos, incertezas jurídicas e crises institucionais que estamos presenciando no Brasil. Além disso, essa proteção se estende a defesa em casos como: corrupção, crises internas, desastres naturais, má gestão da economia do país, entre outros.

    É preciso se preparar para esses eventos, pois, se o passado é incerto, o futuro é mais ainda. Há uma frase citada por um dos investidores institucionais mais bem sucedido do mundo ''Peter Lynch'' que nos dá uma boa ideia sobre isso, ''as coisas nunca estão claras até ser tarde demais''; uma outra frase diz: ''se você passa a vida olhando para uma bola de cristal está fadado a comer cacos de vidro''. Então ao invés de tentar prever o futuro, é melhor estar preparado para ele.

Assista também ao vídeo.




    A diversificação não protege de todos os eventos, como por exemplo, no caso da pandemia causada pelo ''corona vírus''; esse evento prejudicou todas as economias do mundo. Alguns eventos possuem efeitos maiores que outros, mas isso não deve te desestimular a diversificar.

    Alguns mitos sobre investir no exterior que por vezes afastam alguns investidores podem ser esclarecidos; como por exemplo:" a declaração de ações no exterior deve ser feita no exterior", isso é um mito; a declaração é feita toda no Brasil. Outro mito é:" a tributação de bolsa no exterior é difícil", isso também é um mito, ela não é difícil, apenas tem algumas diferenças; até possui semelhanças com a da bolsa brasileiras.

    Mas, quanto ao título do artigo: "Compre ativos no exterior, enquanto ainda pode" , vamos numerar algumas de muitas razões.

    1. Nos dias próximos a data em que escrevo esses pensamentos, os ativos estrangeiros, inclusive, praticamente no mundo inteiro, estão com o preço muito abaixo de suas máximas, há inclusive oportunidades de preços abaixo do valor patrimonial; da mesma forma que no Brasil; sendo assim, porque concentrar o risco em uma única jurisdição?

    2. Salvo engano, todos os sinais que o atual governo vem demonstrando, como: gastos elevados acima da âncora fiscal, diminuição de estímulo ao crescimento econômico e insegurança jurídica, por exemplo, provavelmente antecedem à um aumento na taxa de juros, queda na bolsa e  desvalorização do real em relação ao dólar.

    3. Também há ótimas oportunidades de investimento no exterior, é bom aproveitar esses momentos. Com bons ativos descontados no exterior, não há razão para estar 100% exposto em empresas brasileiras

    4. Não podemos afirmar com certeza, por quanto tempo as políticas atuais em relação ao envio de recursos financeiros para fora do Brasil.

    Além dessas razões, há muitas outras para mais conteúdos, mas hoje eu vou finalizar com essa frase: "o momento certo de se comprar guarda-chuvas é quando não está chovendo." 

    Se gostou compartilhe nos grupos e redes sociais, e deixe nos comentários sua opinião ou sugestão. Obrigado.

Comentários