Como comprar uma ação na prática?
Então você decidiu que quer começar a investir em ações e comprar empresas; ótimo, então eu quero transmitir para você alguns conhecimentos básicos e um passo a passo na hora de fazer sua primeira compra na bolsa de valores. Espero poder ajudar.
Vou presumir que o(a) caro(a) leitor(a) já esteja estudando à algum tempo, aprendeu a analisar uma empresa, e escolheu a dedo qual será a ação, ou, ações que vai comprar; investir na bolsa é muito bom, mas é preciso ter responsabilidades, conhecer os riscos e a natureza desse tipo de investimento e tomar decisões racionais e inteligentes, afinal, se a primeira ação a gente nunca esquece, é bom que seja uma boa experiência.
Agora, vamos ver como comprar uma ação na prática; passo a passo para a primeira compra na bolsa de valores.
1º passo: Tenha uma conta em um banco, ou corretora de investimentos.
Você precisará de uma conta bancária ou corretora de valores para realizar os investimentos; se não possui nenhuma conta, então precisará criar uma. Hoje em dia é possível abrir uma conta dessas em minutos e sem precisar sair de casa. Antes, procure saber se a conta de investimentos possui a opção de renda variável, do contrário, não será possível investir na bolsa de valores.
2º passo: Faça o teste de perfil de investidor.
Acessando a sua conta pelo aplicativo ou pelo site, procure pela palavra "investimento" ou "investir"; normalmente, antes de se fazer qualquer investimento a instituição financeira pede que seja feito um teste para saber qual é o seu perfil de investidor; serão feitas algumas perguntas para saber mais sobre você, entender seus objetivos para assim oferecer os investimentos adequados. Geralmente são três perfis: conservador, moderado e arrojado; para a renda variável precisará do arrojado, é o perfil de quem investe em ações.
3º passo: Faça um deposito financeiro.
Eu sugiro que comece com pouco dinheiro, sem pressa, vá experimentando a plataforma e entendendo como tudo funciona; você perceberá que o seu interesse irá crescer e ao mesmo tempo aprenderá cada vez mais.
4º passo: Execute uma ordem.
Acesse a conta, vá para investimentos, procure por home broker ou renda variável. Em seguida, digite o código de negociação do ativo, sim, cada ação específica possui um código e é preciso muita atenção nesse momento, escolha o valor e a quantidade de ações que deseja comprar, clique em comprar e por ultimo, digite a sua assinatura eletrônica, que nada mais é do que uma senha para garantir mais segurança para o investidor.
5º passo: Seja um investidor interessado.
Não é somente comprar e esquecer, isso não é saudável e não te tornará um grande investidor; é preciso acompanhar a empresa; comprar uma ação é como ser um pequeno dono de um grande negócio: entre no site da empresa em que investiu, se inscreva no site de RI, participe das apresentações de resultados, essas são algumas atitudes importantes que podem ser tomadas.
Uma outra informação importante é: a partir de R$1 investido na bolsa a pessoa física precisa declarar fazer a declaração de ajuste anual de imposto de renda, então se comprou a primeira ação, já pode ir organizando as informações para facilitar.
Quer aprender como encontrar boas oportunidades na bolsa de valores? Então clique no botão logo abaixo para garantir o acesso ao E-book "A oportunidade está logo ali".👇🏼
E então, o que me diz, espero ter ajudado de alguma forma. Se gostou, se inscreva, siga e compartilhe nos seus grupos. Se ficou com alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Obrigado e até mais.
Comentários
Postar um comentário