O segredo da felicidade.

  O segredo da felicidade. Olá, pessoal! Hoje eu quero compartilhar com vocês o meu segredo da felicidade. Sim, eu sei que parece algo muito pretensioso, mas eu garanto que não é. Eu não estou dizendo que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, nem que eu tenho a fórmula mágica para ser feliz. Eu só quero contar o que funciona para mim e talvez possa ajudar vocês também. O meu segredo da felicidade é simples: aceitar a minha vida como ela é. Isso não significa que eu não tenha sonhos, metas ou ambições. Significa que eu não me comparo com os outros, nem me cobro demais por coisas que estão fora do meu controle. Significa que eu reconheço as minhas qualidades e os meus defeitos, e procuro melhorar sempre que posso. Significa que eu valorizo as coisas boas que eu tenho e agradeço por elas. Significa que eu respeito os meus limites e os dos outros. Eu sei que isso pode parecer fácil de falar, mas difícil de fazer. E eu concordo. Não é algo que se aprende da noite para o dia. É um process...

Entenda os resultados financeiros de uma empresa.

Entenda os resultados financeiros de uma empresa.

 




     Os resultados financeiros das empresas mostram a qualidade e a quantidade de recursos gerados a partir das atividades do negócio, bem como seus custos e despesas. Os resultados empresariais são importantes, mas também é importante analisar os dados de forma criteriosa. Em geral, as empresas que estão no topo do ranking são as que estão investindo mais para melhorar os seus resultados.

 
Resultados operacionais

 

     Eu gosto de começar usando a analisar uma empresa com indicadores e análises que levam em consideração os resultados operacionais do negócio. Explicando de uma forma mais simples, podemos usar um exemplo de uma padaria: apuramos a Receita, ou seja, as vendas realizadas dos pães, agora, subtraímos os custos operacionais (matéria-prima, funcionários, energia, gás e outros), o que sobra é o lucro operacional, “essa foi realmente uma conta de padaria”. Note que nesse cálculo não entram os impostos, juros de dívidas, depreciação e amortização.

 

     Observar esses números no negócio é muito importante, ajuda a saber se a empresa é sustentável e se consegue cobrir os seus custos e ainda sobra lucro operacional; claro, caso você deseje investir em empresas de qualidade e saudáveis. Em alguns casos os indicadores operacionais de alguma empresa podem estar ruins e até negativos, investir nessas empresas exige mais cuidado, pode ser que ela esteja fazendo investimentos pesados e grandes. Caso a empresa não esteja conseguindo cobrir nem os seus custos operacionais tome cuidado; tenho certeza de que se começar olhando para esses números, eliminará uma boa quantidade de empresas com margens ruins e pouco rentáveis.


     Conheça abaixo, alguns resultados das empresas:


Receita Bruta


Você sabe o que é receita bruta? Receita bruta é o valor total que uma empresa recebe com a venda de seus produtos ou serviços, sem deduzir os custos das vendas, como: impostos, descontos ou devoluções. É um indicador importante para avaliar o desempenho e o crescimento de um negócio. Mas não baseie suas analises somente nesse indicador, acompanhe Status de valor, para ver mais. Gostou? Então considere curtir e compartilhar.

 

Receita Líquida

 

    A Receita Líquida corresponde a receita total obtida das atividades finais da empresa, já descontados os custos da venda, como: impostos sobre o produto, devoluções e descontos. É o dinheiro que entrou na empresa no período, em outras palavras, são as vendas de produtos ou serviços, descontados os custos da venda. 

 

Resultado Bruto 


      O Resultado Bruto de uma empresa é o valor obtido após dedução dos custos de produção, fornecimento de serviços, ou a atividade final da companhia. Um exemplo desses custos é a matéria prima. Por isso, se indica o lucro operacional. Sua fórmula é: Resultado Bruto = Receita – Custos dos bens vendidos.

 

EBITDA

 

     O EBITDA é a sigla em inglês a para, (Earns Before Interest, Tax, Depreciation and Amortization), e significa, ganhos antes de juros, impostos, depreciação e amortização. O EBITDA é um indicador financeiro que nos mostra o lucro operacional gerado apenas com as atividades principais da empresa, sem considerar esses efeitos financeiros e impostos. Sua fórmula é: EBTIDA = RECEITA - CUSTOS - DESPESAS

 

Depreciação e amortização

 

     Depreciação e amortização representam o quanto os ativos se desvalorizaram em função do tempo e no período devido ao uso. Quanto maior esse número, mais a empresa tende a fazer manutenção dos seus ativos. A principal diferença entre depreciação e amortização é que, a depreciação incide sobre os bens físicos, como: imóveis e veículos, enquanto a amortização se relaciona com a diminuição dos direitos com prazo limitado, como: direitos legais e contratuais. A amortização também incide sobre softwares, como: sites, aplicativos e programas. 

 

EBIT

 

     O EBIT é a sigla em inglês para, (Earns Before Interest and Tax), que significa; ganhos antes de juros e impostos. Esse indicador financeiro que mostra o lucro da empresa antes de reconhecer os juros e impostos. Sua fórmula pode ser: EBIT = Lucro líquido mais os juros e impostos. É importante pois ajuda a entender o estado de saúde do negócio, e também indica o lucro operacional.

Lucro Líquido

 

O Lucro Líquido é o ganho que uma empresa obtém com todos os descontos obrigatórios já feitos, como: despesas, custos, manutenções, juros, impostos, entre outros. Ele é a diferença entre a receita e os gastos necessários para manter as atividades da empresa.


    Esse artigo foi uma introdução, na segunda sequência iremos aprender sobre as margens. Se quiser aprender como calcular e utilizá-las, então escreva nos comentários: "eu quero". 

    Espero que esse artigo tenha sido útil, se for o caso compartilhe, e siga o blog para continuar a enriquecer seu conhecimento. Até mais e obrigado.

Comentários