Investidor de bolsa, confira dicas para não cair na malha fina.
Caso você tenha realizado alguma operação na bolsa de valores em 2022, saiba que, segundo a receita federal, você precisa fazer a declaração de ajuste anual de imposto de renda.
O momento para o preenchimento e envio está cada vez mais próximo, de 15 de março à 31 de maio; e esse artigo tem como objetivo informar o leitor e investidor, bem como evitar que o mesmo tenha problemas com o "leão".
Antes de mais nada, é preciso entender, a situação sobre bolsa de valores que aponta a obrigatoriedade de fazer a declaração. Eu retirei o seguinte trecho de um arquivo disponibilizado no site da Receita Federal no ano passado; lembrando que algumas regras podem mudar de ano para ano.
"Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual (DAA) referente ao exercício de 2022, a pessoa
física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2021: "
"3 - obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do
imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;"
Ou seja, somente R$1 na bolsa já torna necessário informar ao fisco. Se este é o seu caso, vou mostrar algumas dicas básicas que julgo indispensáveis para não ser pego pelo leão.
1- Opte pela versão realmente completa.
Já que vai informar a receita federal, então informe de maneira correta e completa; pense em tudo que aconteceu no ano-calendário, ou seja no ao anterior a declaração: suas fontes de renda ao longo do ano, informe os dependentes, bens e direitos, dividendos, o que mais puder se lembrar. Quanto mais completa e sincera for, menor será a chance de cair na malha fina.
2- Esteja preparado, reúna as informações com antecedência.
Se ainda não o fez, comece agora a juntar e anotar as suas informações necessárias para não entrar em desespero na hora de preencher; na verdade, isto é algo que deve ser feito desde o primeiro dia do ano e da forma correta.
3- Não deixe para começar nos últimos dias do prazo.
Se fizer isso, correrá o sério risco de se atrasar e perder o prazo de entrega; isso porque sempre ocorrem imprevistos que podem atrasar um bocado; além do mais, como a maioria das pessoas deixa para os últimos minutos do segundo tempo, pode ser que o aplicativo ou programa não esteja funcionando bem devido a grande quantidade de envios.
4- Busque por conhecimento.
Se estiver com dificuldades em algum ponto, não deixe de buscar informações de confiança: você pode conversar com o ser contador, você também pode conversar com outras pessoas que entendem bem sobre o assunto ou que já fizeram declarações do IRPF antes, pode buscar informações também em sites e vídeos.
É sempre bom entendermos o processo de declaração, afinal, não importa quem seja o seu contador, caso algo de errado, lembre-se, você é quem será responsabilizado; inclusive as informações que o seu contador informar serão as informações que você forneceu a ele. Também é uma oportunidade para aproveitar para aprender um pouco mais sobre contabilidade.
5- Revise antes de enviar.
Muitos contribuintes acabam tendo problemas grandes decorrentes de erros pequenos, erros que muitas vezes poderiam ser evitados com uma simples revisão da declaração; você não vai querer ter que retificar sua declaração, isso vai dar ainda mais trabalho.
Bem, espero que você tenha gostado, e que eu tenha te ajudado de alguma forma. Quer aprofundar mais algum desses temas? Então deixe nos comentários sua dúvida. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.
Até mais e obrigado.
Comentários
Postar um comentário