Aposentadoria no Brasil
Reflita sobre qual é a realidade da previdência para o futuro do brasileiro.
Em uma era primitiva na história da humanidade, quando nossa espécie nem sonhava em envelhecer com tranquilidade, as maiores preocupações do ser humano eram: se iria se alimentar naquele dia, e tentar não ser morto ou virar comida de alguém. O nosso cérebro se desenvolveu dessa forma, mantendo o foco no curto prazo, e com certeza, isso salvou a nossa espécie naquele momento... era uma habilidade necessária.
Mas nós não vivemos mais naquele tempo. Com o desenvolvimento da civilização e avanços tecnológicos, nós podemos nos dar ao luxo de praticar uma nova habilidade: antecipar os eventos e fazer planos para o futuro. Enfrentamos hoje o seguinte dilema: vivemos com uma genética ancestral primitiva em uma era moderna.
Mas não somos obrigados a sermos reféns do passado, podemos escolher evoluir. Considere fazer então esse convite a si mesmo.
De forma indireta, esse assunto que estamos tratando aqui pode nos ajudar a refletir sobre um grande problema na sociedade, principalmente enfrentado entre os brasileiros atualmente; a saúde, ou falta de saúde do sistema previdenciário brasileiro e a aposentadoria no Brasil.
A verdade é que quando me imagino aposentando aos 65 anos de idade, ganhando em média 1 salário mínimo; me vem a certeza de que não posso me dar ao luxo de depender exclusivamente de terceiros para ter uma velhice digna, principalmente se esses terceiros forem os governos e seus colaboradores. Além disso, quem pode me certificar de que irei me aposentar com as atuais leis vigentes daqui a 35 anos, afinal, se os governantes e lideres estão com dificuldades de controlar as contas públicas e manter uma segurança fiscal mínima nos dias atuais, imagine então no futuro, considerando que a população com idade mais avançada está crescendo cada vez mais se comparado a população jovem.
Quer saber mais sobre a reforma da previdência? Então clique aqui!
Outro ponto de atenção é que o (INSS) depende hoje em grande parte dos recursos dos contribuintes para custear os seguros sociais, então, quem me garante que os futuros contribuintes (os jovens de hoje) irão querer ou poder contribuir no futuro para o meu seguro social?
Não. Definitivamente; não posso confiar nas promessas de segurança que volta e meia me são apresentadas, nem vou confiar o meu futuro ás mãos de outrem. Pelo contrário, assim como já tenho feito, vou aprender, me preparar e me planejar para ter o futuro que desejo em minha vida. E mesmo que esse futuro não se concretize exatamente como o planejado, não importa... Se for mirar, mire na lua pois se errar você estará entre as estrelas.
Caso tenha interesse, existem formas alternativas para se ter uma previdência como por exemplo: previdência privada, carteira previdenciária de ações ou fundos de investimentos; são projetos de longo prazo. inclusive se aposentar através do (INSS) é para o longíssimo prazo, não é mesmo?
Com uma carteira previdenciária de ações, por exemplo, é possível se aposentar dentro de um período bem mais curto e com uma renda provavelmente maior e crescente... mas é claro que há uma série de variáveis á considerar.
Gostou do artigo? Então compartilhe com os amigos! E sinta se a vontade para deixar a sua opinião ou sugestão! Até mais e obrigado.
Comentários
Postar um comentário